Serviços

Avaliações quantitativas e qualitativas de químicos

Avaliações quantitativas e qualitativas de químicos

Higiene Ocupacional – International Occupational Hygiene Association (IOHA) define como:

“A disciplina de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos para a saúde no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger a saúde e bem estar do trabalhador e proteger a comunidade como um todo.”

Para fazer mal ao trabalhador a substância química e/ou misturas deve penetrar no organismo do trabalhador. Para isso, há três portas principais de acesso ao organismo que acontece pela Inalação, pela ingestão ou pelo contato.

Para ANTECIPAÇÃO – isto envolve identificar os riscos potenciais no local de trabalho antes que eles apareçam.

RECONHECIMENTO – isto envolve identificar o risco potencial que um agente químico, físico ou biológico – ou uma situação ergonômica adversa – representa para a saúde.

  • Agentes químicos Gases, vapores, sólidos, fibras, líquidos, pós,  névoas, fumaças, etc.
  • Agentes físicos Ruído e vibração.
  • Calor e frio.
  • Campos eletromagnéticos, raios, etc.
  • Agentes biológicos Bactérias, fungos, etc.
  • Fatores ergonômicos Elevação, extensão e movimento repetitivo.
  • Fatores psicossociais Estresse, carga e organização do trabalho.

AVALIAÇÃO da extensão da exposição ao risco químico, físico ou agentes biológicos (ou situação ergonômica adversa) no local de trabalho. Isto com frequência envolve a medição da exposição pessoal de um trabalhador a um risco/agente no local de trabalho, particularmente na interface relevante entre o ambiente e o corpo, por exemplo, zona de respiração, zona de audição e avaliação dos dados em termos de limite de exposição ocupacional recomendados (OELs), onde tais critérios existirem.

CONTROLE do agente químico, físico ou biológico – ou situação ergonômica adversa, por procedimento, engenharia ou outros meios onde a avaliação indique que é necessário.

A higiene ocupacional, portanto, foca essencialmente em uma abordagem preventiva por meio da minimização da exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho e a adoção de boas práticas ergonômicas.

No campo da saúde ocupacional há diversas disciplinas especializadas na proteção da saúde, além da higiene ocupacional, as quais têm um importante papel no esforço para proteger a saúde dos funcionários, clientes e o público, que podem ser afetadas pelas atividades de trabalho.

A equipe Técnica Consetra está preparada para fazer a coleta de amostragens de campo e obter o relatório técnico destas análises laboratoriais. Consulte-nos.